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segunda-feira, 28 de março de 2011

Moda sustentável se firma como tendência de mercado - Moda, Beleza, Estilo, Customizaçao e Receitas - Manequim - Editora Abril

Moda sustentável se firma como tendência de mercado - Moda, Beleza, Estilo, Customizaçao e Receitas - Manequim - Editora Abril


A sustentabilidade é um assunto que vem conquistando um espaço cada vez maior no cotidiano das marcas e empresas de diversos setores da economia. E no que diz respeito à moda não é diferente. Tanto que o assunto tem lugar cativo em uma das mais importantes feiras do setor: a francesa Prêt-à-Porter, que acontece quatro vezes por ano em Paris, reunindo cerca de 1.300 exibidores, de todo o mundo.
A diretora da mostra, Muriel Piaser, conta que há cinco anos foi criado o SO Ethic, setor dedicado exclusivamente às marcas que produzem moda sustentável. O objetivo foi atender uma necessidade de mercado, já que o número de consumidores interessados nesse tipo de produto vem crescendo nos últimos anos.


O ALGODÃO COLORIDO É UMA DAS MATÉRIAS-PRIMAS UTILIZADAS PELO MERCADO SUSTENTÁVEL

Muriel, reforça que, para uma grife expor nesse espaço, além de trazer informação de moda e estilo, precisa provar que é realmente comprometida com as questões sociais e ambientais. "Nós fazemos esse controle por meio de um formulário, que mostra como cada uma trata os resíduos produzidos, por exemplo", explica Muriel.
Atualmente, entre 60 e 80 participantes do evento são considerados éticos. Isso representa apenas 6% do total de participantes. "Parece um número pequeno, mas ele é bem representativo. A moda sustentável é um mercado de nicho, ou seja, os seus números ainda não são tão expressivos, mas a clientela é bastante fiel e está em expansão", ressalta Muriel.
As empresas brasileiras ocupam uma posição relevante nesse setor, principalmente na temporada de primavera e verão, com a participação de quinze expositores a cada edição. Talentos do Brasil, Tudo bom? e Natural Cotton Colorssão algumas dessas marcas nacionais. O responsável pelos negócios da Prêt-à-Porter na América Latina e Portugal, Milton dos Santos, afirma que os consumidores procuram com frequência por grifes brasileiras sustentáveis. "Muitas vezes recebemos ligações de pessoas perguntando se determinada marca vai expor, pois essas pessoas só irão ao evento por causa delas", conclui.

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